IBM anuncia sua nova geração de processadores quânticos - a mais poderosa até hoje

A IBM anunciou hoje dois novos processadores quânticos para suas plataformas de computação avançada que são os mais poderosos já criados pela empresa. Os novos componentes contam com 16 e 17 qubits (quantum bits) para alimentar a IBM Quantum Experience e a IBM Q, respectivamente.

A plataforma Quantum Experience é focada em pesquisa e desenvolvimento, sendo voltada para o segmento industrial, enquanto o IBM Q é a iniciativa da empresa de levar computação quântica para o segmento comercial, oferecendo serviços para o público em geral. Para referência da evolução da geração passada de processadores quânticos para esta, que é a terceira, o hardware usado nos sistemas Quantum Experience anteriormente contava com apenas 5 qubits.

E esses 5 qubits já eram suficientes para resolver problemas que computadores tradicionais simplesmente não são capazes de calcular. Algo que vai se tornar imperativo no desenvolvimento futuro de aplicações extremamente complexas e de inteligência artificial, por exemplo. É por isso que a IBM planeja levar o volume quântico de seus processadores até os 50 qubits nos próximos anos.

Fonte: Engadget
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.