AMD apresenta processadores Epyc, baseados em CPU Naples com 32 Cores e 64 Threads

A AMD apresentou hoje os processadores Epyc, baseados nas CPUs Naples, que trazem 32 núcleos e 64 threads. Voltados para datacenters, os chips prometem alta escalabilidade e potência para "uma nova era da inteligência de máquina".

Assim como os Ryzen, os processadores Epyc são fabricados em 14nm FinFET, mas com 45% mais poder de processamento e 122% mais largura de banda.

Segundo o WCCFTech, enquanto as CPUs para Ryzen operam em frequências de 3.6GHz/ 4.0 GHz com até 16 núcleos, os processadores Epyc trarão clock de 1.4Ghz, alcançando até 2.8GHz em turbo. Como anunciado anteriormente, os Naples suportam até oito canais de memória por chip e podem operar em soquetes duplos graças ao "Infinity Fabric", tecnologia que vem para substituir o HyperTransport.

Com duas CPUs trabalhando conectadas, é possível alcançar a capacidade de 128 threads simultâneos, suporte para até 32 DIMMs DDR4 em 16 canais de memória e 4 Terabytes de memória. O sistema Infinity Fabric também promete otimizações quando trabalhar com placas de vídeo AMD Vega e aceleradores de Inteligência Artificial.

- Continua após a publicidade -

Além disso, cada chip Naples suporta até 128 canais PCI Express 3.0, o que "permite conectar mais GPUs diretamente na CPU do que qualquer outra solução no mercado", segundo Lisa Su, CEO da AMD.

Segundo a fabricante, os processadores Epyc chegarão ao mercado ainda neste trimestre. Abaixo você confere um comparativo dos processadores Ryzen com o Epyc feito pelo WCCFTech, mostrando a diferença de poder da CPU voltada para servidores.

 

Via: WCCFTech
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.