Samsung e Intel se juntam à FTC em ação antitruste contra Qualcomm

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos iniciou uma ação judicial contra a Qualcomm por usar táticas anticompetitivas para manter sua posição no segmento de processadores mobile. O processo começou no início deste ano, e agora Samsung e Intel declararam apoio à Comissão. As duas empresas alegam que as medidas adotadas pela Qualcomm têm prejudicado o segmento de SoCs mobile.

De acordo com o processo, a Qualcomm impôs condições "onerosas e de anticoncorrência no fornecimento e licenciamento à fabricantes de celulares", com o objetivo de enfraquecer a concorrência. 

Qualcomm é obrigada a devolver US$ 815 milhões para a BlackBerry

Embora a Samsung produza seus próprios sistemas mobile, conhecidos como Exynos, ela ainda utiliza em alguns modelos de smartphones os processadores Snapdragon da concorrente. Segundo a empresa sul-coreana, "apesar de ter solicitado uma licença da Qualcomm, a Samsung não pode vender chipsets Exynos licenciados para entidades que não sejam Samsung, já que a Qualcomm recusou esta licença".

Qualcomm está tentando proibir a Apple de vender iPhones nos Estados Unidos

Já a Intel diz que "as ações da Qualcomm infligiram e continuam a infligir danos dos quais as leis antitruste procuram evitar". O pronunciamento das companhias foi publicado no The Wall Street Journal.

- Continua após a publicidade -

"A Qualcomm manteve práticas abusivas comerciais e de patentes que subjuga a concorrência [...]", disse a Intel em seu blog. Ainda não houve comentários da Qualcomm a respeito da posição da Intel e Samsung. 

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.