Presidente da Rússia culpa Estados Unidos por ataques globais de ransomware

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, culpou os Estados Unidos por ser responsável pela disseminação do ransomware global WannaCrypt0r 2.0 que está afetando sistemas públicos e privados nos últimos dias. A acusação aponta que como os Estados Unidos desenvolveu ferramentas hackers sofisticadas, usadas inclusive para espionagem, o país seria culpado pelos acontecimentos atuais. 

Ransomware se espalha em ataque massivo pelo mundo e exploit pode ter vindo da NSA

Falando em uma conferência na China, Vladimir Putin disse que a Rússia "não tem nada a vem com isso", a respeito do vírus WannaCry. Como sua base foi desenvolvida por agências de inteligência americanas, os EUA teria que assumir as consequências. 

Tom Bossert, assessor de segurança interna do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, disse que o ciberataque "está sob controle" nos limites de seu país. Entretanto, o malware é "uma ameaça externa séria". 

Aqui no Brasil, a Telefônica Vivo comunicou que não havia indícios de ataques do "WannaCry". Entretanto, durante o final de semana começaram a aparecer atividades relacionadas ao ransomware em nosso país.

- Continua após a publicidade -

Esse tipo de vírus é conhecido como ransomware, junção de "resgate" em inglês (ransom) unida ao sufixo de malware. O vírus "sequestra" um computador e só permite que o usuário tenha acesso aos arquivos após pagar uma quantia em dinheiro, ou, no caso do WannaCry, uma quantia em Bitcoin. 

Entenda o Bitcoin, as "cripto-moedas" que vieram pra ficar, e saiba como usá-las

A Microsoft já tem um patch para versões afetadas do Windows que protege o sistema do WannaCrypt0r, então máquinas que se mantenham atualizadas não devem ser afetadas pelo ransomware. 

Ransomware: conheça o vírus que sequestra computadores e pede resgate - e está atingindo o Brasil em cheio

Via: Washington Post
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.