Conselho orienta União Europeia a regulamentar Uber como negócio de transporte

A companhia de serviços digitais em transporte privado Uber está mais próxima de começar a ser tratada como um serviço de transportes de fato, mudando a maneira como é vista perante a legislação da Europa.

A informação é da Reuters, que diz que um conselheiro orientou a União Europeia a considerar que o Uber oferece sim um serviço de transportes, e deve ser licenciado como tal.

Caso se concretize, isso seria um forte golpe para a companhia, que alega que é apenas um intermediário digital. Afinal, uma mudança nessa visão permitiria que os países do continente possam aplicar suas regulações de licenciamento locais aos serviços do Uber.

O caso foi levantado por uma associação de taxistas de Barcelona, que argumentaram que o serviço UberPOP representava competição ilegal ao utilizar motoristas não licenciados.

A companhia não opera mais essa modalidade de serviço na Espanha, mas ainda assim disse que aguarda uma decisão final ainda este ano. Um representante da empresa disse que, mesmo que eles sejam considerados uma companhia de transporte, isso "não vai mudar a maneira que somos regulamentados na maioria dos países europeus, onde esse já é o caso".

Apesar disso, a empresa protesta contra essa decisão. "[A decisão] iria enfraquecer a necessária reforma de leis ultrapassadas que impedem milhões de europeus de acessar uma carona confiável ao apertar de um botão", disse o representante da companhia.

- Continua após a publicidade -

O Uber tem seu valor total avaliado em US$ 68 bilhões. A companhia reintroduziu versões licenciadas de seus serviços em Madrid e em Berlin em 2016. Apesar disso, o UberPOP ainda opera em países como Estônia, Polônia, República Checa, Noruega, Finlândia e Suíça.

Via: Reuters
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.