Índice do Artigo

Notícias

Conselho orienta União Europeia a regulamentar Uber como negócio de transporte

A companhia de serviços digitais em transporte privado Uber está mais próxima de começar a ser tratada como um serviço de transportes de fato, mudando a maneira como é vista perante a legislação da Europa.

A informação é da Reuters, que diz que um conselheiro orientou a União Europeia a considerar que o Uber oferece sim um serviço de transportes, e deve ser licenciado como tal.

Caso se concretize, isso seria um forte golpe para a companhia, que alega que é apenas um intermediário digital. Afinal, uma mudança nessa visão permitiria que os países do continente possam aplicar suas regulações de licenciamento locais aos serviços do Uber.

O caso foi levantado por uma associação de taxistas de Barcelona, que argumentaram que o serviço UberPOP representava competição ilegal ao utilizar motoristas não licenciados.

A companhia não opera mais essa modalidade de serviço na Espanha, mas ainda assim disse que aguarda uma decisão final ainda este ano. Um representante da empresa disse que, mesmo que eles sejam considerados uma companhia de transporte, isso “não vai mudar a maneira que somos regulamentados na maioria dos países europeus, onde esse já é o caso”.

Apesar disso, a empresa protesta contra essa decisão. “[A decisão] iria enfraquecer a necessária reforma de leis ultrapassadas que impedem milhões de europeus de acessar uma carona confiável ao apertar de um botão”, disse o representante da companhia.

O Uber tem seu valor total avaliado em US$ 68 bilhões. A companhia reintroduziu versões licenciadas de seus serviços em Madrid e em Berlin em 2016. Apesar disso, o UberPOP ainda opera em países como Estônia, Polônia, República Checa, Noruega, Finlândia e Suíça.

Via: Reuters

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções