Usuários do Google Docs são o alvo de novo e bem elaborado golpe no e-mail

Um novo truque de phishing no Gmail tenta acessar os dados dos usuários ao realizar uma falsa notificação de um documento compartilhado pelo Google Docs. O golpe em questão está se espalhando rápido e pegando muita gente desprevenida por como ele parece autêntico. O e-mail chega como se fosse de um dos seus contatos e depois é pedida uma permissão para acessar seus dados, como se fosse uma notificação do próprio Google Docs.

Ao dar a autorização para o app se passando pelo Google Docs você está entregando seus dados pessoais que possam ter gravados na sua conta do Google para os hackers. Esse tipo de ataque é conhecido como "phishing".

A melhor maneira de escapar é, primeiro, identificando um endereço de e-mail "[email protected]". Aparentemente, os e-mails do golpe chegam sempre endereçados para a vítima e também para este e-mail claramente aleatório. Se você recebeu um e-mail assim evite-o e reporte ao Google. Para quem achar que pode já ter caído no golpe, acesse sua lista de permissões de aplicativos e desmarque o falso Google Docs.

Fonte: ReCode
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.