SpaceX do Elon Musk quer oferecer internet ao mundo todo usando 4.425 satélites

A SpaceX, empresa de pesquisa espacial do Elon Musk, quer lançar seu primeiro satélite experimental neste ano para oferecer internet vindo do espaço para a Terra. No ano que vem deve ser lançado mais um e, se tudo der certo, a partir de 2019 começar a construção de toda uma rede baseada em satélites que seja capaz de oferecer internet ao mundo todo usando um total impressionante de 4.425 satélites em nossa órbita.

Para colocar este número em perspectiva, a estimativa é de que atualmente existem 1.459 satélites orbitando a Terra no total. Ou seja, a SpaceX quer somar o triplo deste número à quantidade de satélites já existente. O aumento vertiginoso na quantidade de tralha espacial pode trazer a desvantagem de atrapalhar futuros lançamentos, enchendo nosso espaço aéreo com os equipamentos de uma única empresa e acabando com o espaço para outras.

A empresa argumenta, no entanto, que as vantagens superam a situação da sucata espacial porque sua rede de satélites vai oferecer internet ao redor do mundo sem a necessidade de instalação e remoção de cabos, processo que geralmente é caro e afeta a natureza com as reformas de infraestrutura. A SpaceX afirma que os satélites serão compatíveis com updates que vão mantê-los atualizados por mais tempo, diminuindo o risco de termos quase cinco mil satélites obsoletos em alguns poucos anos rodando ao redor da Terra. A empresa também pretende realizar os próprios lançamentos desses satélites.

As velocidades prometidas para essa "internet espacial" ficam entre o cabo e a fibra óptica que atualmente conseguimos aqui no chão, com uma latência em torno de 35ms. A empresa quer ter a rede pronta e funcionando até 2024.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.