Microsoft anuncia Windows 10 S, versão do sistema que roda apenas apps da Windows Store

Durante o evento #MicrosoftEDU, a Microsoft anunciou o Windows 10 S, nova versão do seu sistema operacional que roda apenas aplicativos da Windows Store, focando na agilidade e autonomia.  De acordo com uma demonstração feita durante o evento, a nova versão é 2 vezes mais rápida que o Windows 10 tradicional.

O Windows 10 S é o sucessor do Windows RT e vem para competir com o Chrome OS do Google. O público-alvo do novo Windows 10 são estudantes e pessoas que buscam produtividade e agilidade utilizando aplicativos.

Segundo a Microsoft, a utilização exclusiva de apps da Windows Store garante otimização e velocidade para o Windows 10 S. Além disso, o sistema não exigirá um hardware potente para ser executado.

A chegada do novo OS também deve aumentar o número de programas disponibilizados na Windows Store. A Microsoft, inclusive, anunciou uma versão completa do pacote Office que será lançada em breve na Windows Store.

Os computadores com Windows 10 S também terão suporte para boot do Windows 10 tradicional. Ou seja, para quem quiser utilizar aplicativos de fora da Windows Store, basta instalar o Windows 10 convencional e alterar para o OS.

- Continua após a publicidade -

Será possível rodar a versão convencional do Windows 10 junto com a versão S

O Windows 10 S também poderá ser rodado em PCs que já utilizam o Windows 10. De acordo com a Microsoft, será necessário apenas baixar o OS, colocá-lo em um pendrive e instalá-lo em menos de 30 segundos.

A Microsoft já anunciou parceria com empresas como Acer, Asus, Dell, HP Samsung para lançar notebooks com o Windows 10 S. Os dispositivos terão preços a partir de US$189 e começam a chegar na metade do ano. Além disso, as escolas e instituições de ensino que possuem licença para o Windows 10 Pro receberão o Windows 10 S gratuitamente para uso.

A companhia também lançará em julho o Surface Laptop, que carrega o novo OS e um hardware potente em um corpo fino de alumínio. Com CPU Kaby Lake, o computador terá preço mínimo de US$ 999.

- Continua após a publicidade -

Via: Neowin
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.