Wikipedia está bloqueada na Turquia depois de recusar tentativa de censura

O governo da Turquia mandou bloquear o acesso do país a qualquer página da Wikipedia, a enciclopédia colaborativa online mais conhecido do mundo. A decisão veio depois do site se recusar a remover páginas de conteúdo desfavorável às autoridades turcas, onde é dito que a Turquia estaria se coordenando com grupos terroristas, em vez de combatê-los. "A página se tornou parte de uma fonte de informação que está fazendo uma campanha de manchar a reputação contra a Turquia no ambiente internacional", alega o Ministério de Transporte, Negócio Marítimos e Comunicações da Turquia.

O bloqueio da Wikipedia vem pouco tempo depois de um referendo ampliar ainda mais os poderes do atual líder turco Recep Tayyip ErdoÄŸan, o que aumenta a preocupação com a censura cada vez maior no país, que já se colocou contra outras redes como YouTube, Facebook e Twitter. Jimmy Wales, criador da Wikipedia fez a seguinte declaração pouco tempo depois do bloqueio do site:

"Acesso à informação é um direito humano fundamental. Povo turco, eu sempre estarei com vocês e lutarei por esse direito."

"Acesso à informação é um direito humano fundamental. Povo turco, eu sempre estarei com vocês e lutarei por esse direito."

O bloqueio aconteceu às 2h da manhã do dia 29 (horário de Brasília) e ainda segue em vigor.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.