Sequestradores pedem resgate em bitcoins pela primeira vez no Brasil

Um sequestro que começou quarta-feira em Santa Catarina e terminou hoje em São Paulo tentou usar a tecnologia como ferramenta de anonimato e impunidade. Os bandidos responsáveis pelo crime pediram um valor milionário não divulgado em bitcoins pelo resgate da vítima para evitarem ser rastreados. 

O Adrenaline falou diretamente com a polícia, de onde vêm as informações. As criptomoedas especificamente pedidas foram o zcash e monero, que deveriam ser depositadas em e-wallets distintas. O contato foi feito com o marido da vítima, que acionou a polícia. A divisão anti-sequestro (DRAS/DEIC) e a diretoria de informação e inteligência (DINI) trabalharam em conjunto para colher informações a fim de localizar a vítima e os suspeitos do crime.


Vítima foi sequestrada na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Os contatos eram feitos todos via chamadas do Facebook e do WhatsApp, a fim de dificultar o rastreio das ligações. Ainda assim,a polícia foi capaz de conseguir informações suficientes para localizar a casa onde a vítima estava sendo mantida. Detalhes sobre os métodos utilizados não foram divulgados a fim de não comprometer as investigações que ainda estão acontecendo, mas as autoridades mencionaram que tanto Facebook como WhatsApp colaboraram muito com a investigação. A vítima foi resgatada e não apresenta ferimentos.

Na casa onde estava sendo feito o cativeiro foi presa uma pessoa. As investigações seguem para localizar os outros suspeitos, estima-se que de 7 a 10 pessoas estejam envolvidas no crime.

Este é o primeiro registro que se tem no Brasil de um caso de sequestro envolvendo uma criptomoeda como pagamento pelo resgate.

Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.