Audi A8 será o primeiro carro produzido em massa com condução autônoma "Nível 3"

A Audi pretende tomar a frente no mercado de carros que se dirigem sozinhos e lançar o Audi A8 como o primeiro veículo autônomo produzido em massa no mundo.

Se os planos da companhia se concretizarem, o Audi A8 vai chegar ao mercado com produção em série no final do ano com direção autônoma nível 3.

Chamado de "automação condicional", este nível permite que o motorista tire as mãos do voltante quando o veículo estiver a menos de 60 km/h e se distraia enquanto o carro dirige sozinho. O recurso é mais avançado que o Autopilot da Tesla, que é classificado como "nível 2", já que o motorista não pode tirar os olhos da estrada.

No nível 3 de automação, em tese, o motorista pode ler um livro, mandar mensagens no celular ou jogar em um tablet enquanto dirige em um congestionamento, por exemplo. Apesar disso, o condutor ainda deve manter um certo grau de atenção na estrada por questões de segurança.

- Continua após a publicidade -

Quando as condições de transito se alterarem, o veículo também dá uma janela de 10 segundos para o motorista analisar a situação e assumir a direção, caso necessário.

Barreiras legislativas

Apesar de ser o primeiro carro com nível 3 de automação, o Audi A8 pode chegar sem o recurso ativado em diversos mercados por causa da legislação.

Ainda não existe uma legislação específica para carros autônomos nível 3 e 4 (alta automação), que permitem que o motorista largue o volante e tire os olhos da estrada.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Carblog, até o momento, a Alemanha é um dos países mais abertos para a tecnologia e já está debatendo mudanças na lei para permitir a chegada de carros autônomos. No começo do ano, o país aprovou a circulação de veículos autônomos em seu território.

Como o Brasil ainda não é um dos mercados mais cobiçados pelas montadoras de carros autônomos, ainda não existe legislação para essa tecnologia por aqui.

Via: Carblog
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.