Engenheiros de Inteligência Artificial deixam Google para trabalhar em startup secreta

O Google perdeu parte do seu grupo de engenheiros que desenvolvem tecnologias de Inteligência Artificial para a Groq Inc, uma startup do Vale do Silício que nem mesmo possui um site.

A startup secreta é um projeto financiado investidor Chamath Palihapitiya, que injetou mais de US$ 10 milhões na empresa, e tem como objetivo criar um chip para Inteligência artificial que possa competir com produtos da Intel e Nvidia.

De acordo com Palihapitiya, o que motivou o investimento foi o projeto do Google chamado de Tensor Process Unit (TPU) do Google, um chip da empresa que promete mais processamento com menos consumo de energia e silício.


TPU do Google, o chip que levou ao nascimento da misteriosa Groq Inc

Em entrevista a CNBC, o capitalista de risco disse que conseguiu contratar oito dos 10 engenheiros responsáveis pela criação da tecnologia.

"Gastamos um ano e meio em busca das pessoas que criaram esse projeto, e conseguimos oito das 10 pessoas que fizeram o chip. Essa  tecnologia é revolucionária em diversas formas"
- Chamath Palihapitiya, principal investidor da Groq Inc.

"Gastamos um ano e meio em busca das pessoas que criaram esse projeto, e conseguimos oito das 10 pessoas que fizeram o chip. Essa  tecnologia é revolucionária em diversas formas"
- Chamath Palihapitiya, principal investidor da Groq Inc.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o relatório de investimento, além de ter Palihapitiya como diretor, a Grog Inc conta com Jonathan Ross e Douglas Wightman como diretores executivos. Os dois engenheiros são os principais desenvolvedores do chip para IA do Google. 


Chamath Palihapitiya, o cara que "roubou" o time titular de Inteligência Artificial do Google

A inteligência artificial é uma das principais tendências para as próximas gerações, e empresas como Nvidia, Intel e Qualcomm são as principais investidoras nesse mercado.

Os chips como o TPU do Google conseguem entregar poder de computação para processos como Machine Learning e Deep Learning, utilizados por grandes empresas como Fabebook, Amazon, Tesla e o próprio Google, o que tornam a área interessante para investimentos.

Ainda não temos mais informações da misteriosa empresa formada por ex-funcionários do Google. Basta esperar para ver o que o pessoal da Groq Inc tem para oferecer. Segundo Palihapitiya, a pequena companhia está "criando algo essencial para a próxima geração de computadores."

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: CNBC
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.