Sites relacionados à Copa do Mundo oferecem falso antivírus

O PandaLabs, laboratório anti-malware da companhia de segurança Panda Security, alerta para o aparecimento de uma série de pÁginas da web que distribuem o antivírus falso MySecurityEngine.

Segundo informações do banco de dados de ameaças da Panda, o programa malicioso dispara alertas sobre vírus inexistentes e bloqueia a execução de alguns antivírus e firewalls legítimos.


Imagem: Panda Security

Os sites aparecem no topo nos resultados de pesquisas relacionados à Copa do Mundo da África do Sul 2010, graças à técnica Black Hat SEO (Search Engine Optimization). Quando os usuÁrios procuram informações sobre grandes eventos, os resultados levam às pÁginas ilícitas, profissionalmente indexadas para ficarem em uma posição alta no ranking.


Imagem: PandaLabs


Se os usuÁrios clicarem nos links, serão convidados a baixar um arquivo, como um codec, por exemplo. Na verdade, porém, o que se instala na mÁquina é um antivírus falso.

Entre os termos que resultam em links maliciosos, listados pelo PandaLabs, estão:

  • World Cup Brackets 2010 Printable
  • World Cup Brackets 2010 Fifa
  • Worldcup
  • Espn World Cup Schedule
  • World Cup Schedule 2010
  • World Cup Bracket 2010
  • Seleccion Chilena de Futbol
  • Watch T20 World Cup Live


"Aconselhamos os usuÁrios a tomar todas as precauções necessÁrias quando visitarem pÁginas da web através de motores de busca", afirma Eduardo D'Antona, diretor geral corporativo e TI da Panda Security no Brasil. O executivo ainda sugere que o usuÁrio sempre certifique a confiabilidade da fonte e rejeite os downloads.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.