Checagem de notícias do Google nas buscas já está disponível mundialmente

O Google expandiu seu serviço de checagem de fatos em notícias nos mecanismos de busca para o mundo todo. A sinalização, que busca combater as notícias falsas que se espalham pela internet, estava disponível  apenas no Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, a checagem de fatos estava em testes desde fevereiro no Google News.

A funcionalidade já está sendo liberada mundialmente e coloca uma tag escrito "fact check" junto com o conteúdo, após uma equipe de apuração contratada pelo Google buscar a veracidade dos fatos.

Segundo o Google, nem todas as publicações serão checadas e, para os veículos que querem ter o selo do Google, é necessário colocar uma extensão do Schema.org no HTML do site. Outra opção é tentar utilizar o plugin que integra o site com o algoritmo Jigsaw, que também é usado para combater comentários maldosos na internet. A segunda opção só será possível após uma pré-seleção da empresa.

Você pode conferir mais informações sobre o Fact Check do Google no site da empresa. Além da companhia de Mountain View, o Facebook também já está trabalhando em tecnologias para combater notícias falsas.

Fonte: Google
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.