Protótipo de fones controla funções do smartphone com comandos faciais

O pesquisador Denys Matthies criou um protótipo de fones de ouvido que pode enviar comandos ao smartphone por meio de expressões faciais. Isso é possível porque vários movimentos que fazemos com o rosto estão conectados aos canais auditivos, e os fones "entenderiam" qual expressão o usuário está fazendo. 

Ubuntu desiste dos smartphones e vai voltar a usar o GNOME

Os fones possuem eletrodos especiais que reconhecem a forma do canal auditivo do usuário através de um campo elétrico. Eles reconhecem cinco movimentos diferentes com 90% de precisão: sorrisos, piscadelas, o som de "shh", abrir a boca ou virar a cabeça para algum lado. 

Os comandos envolvem funções como abrir textos ou iniciar e pausar uma música. 

Denys Matthies irá apresentar seu projeto durante a conferência internacional de tecnologia "CHI", que acontece no Colorado em maio. O criador do protótipo disse que a pesquisa ajudará a "complementar a tecnologia" e que o acessório será "útil para pessoas com mobilidade limitada" caso seja comercializado. 

Via: The Verge
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.