Project Scorpio possui sistema de resfriamento vapor chamber, utilizado na GTX 1080 Ti

Em parceria com o Digital Foundry, a Microsoft apresentou ontem as especificações do Project Scorpio, e um dos fatores que chamou a atenção foi a utilização do sistema de resfriamento vapor chambernormalmente utilizado em placas de vídeo topo de linha, como a GTX 1080 Ti.

O sistema de "câmara de vapor" utiliza um compartimento de cobre com água destilada e ionizada em seu interior, selado a vácuo. O chip do videogame troca calor com a água, que no processo aquece e evapora. Em seguida, o vapor é condensado e volta para o seu estado líquido, enquanto o calor é levado para fora do sistema pela ventoinha.

O resfriador de câmara de vapor é compacto e tem a capacidade de direcionar a onda de calor quando é enviada para fora do hardware. No caso da GTX 1080 Ti Founders Edition, o vapor chamber não mostrou tanta eficiência quanto o modelo das parcerias, que em geral direcionam o calor para o interior do gabinete, mas é uma solução mais interessante em sistemas mais compactos, como é o caso do Scorpio, que precisam direcionar o calor todo para fora.

- Continua após a publicidade -

O Digital Foundry não deu detalhes sobre o desempenho do sistema de câmara de vapor no Scorpio. Levando em conta seus uso em hardwares potentes no PC, o vapor chamber possivelmente dará conta de resfriar o console da Microsoft, que conseguiu rodar "Forza" em 4K a 60 FPS. Considerando que tanto CPU quanto GPU operam em altas frequências no Scorpio, a dissipação de calor será um elemento muito importante desse novo console.

Veja o comparativo inicial do Project Scorpio vs. XOne vs. PS4 Pro vs. PS4

De acordo com Leo Del Castillo, gestor geral do design de hardware Xbox, assim como outras partes do videogame, o sistema de resfriamento foi pensado e customizado especialmente para o videogame. "Cada parte foi desenhada especialmente para aplicação no console".

Abaixo, você confere as especificações divulgadas do Project Scorpio. Mais informações sobre o videogame serão disponibilizadas na E3 2017, em junho.

Microsoft XBox One X

Preços

Preço no lançamentoU$ 499,00
Preço atualizadoR$ 4.000,00

Especificações

CPUAMD customizada 8-Core @2,3GHz
GPU40 unidades de computação Polaris (6TFLOPs)
Memória12GB GDDR5 (9GB disponíveis para desenvolvedores)
Capacidade de armazenamentoHDD de 1TB
Armazenamento adicionalCompatível com HDD externo
MídiaBlu-Ray 4K UHD
ControleControle Xbox One
Display-
Conexões2x HDMI2.0b, 3x USB 3.0, IR, S/PDIF, Ethernet
EnergiaFonte interna
Dimensões300mm x 240mm x 60mm
Peso3.8kg
ExtraXbox Play Anywhere, retrocompatibilidade

Via: Tweaktown
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.