Apple vai fazer GPU própria para usar nos próximos iPhones e iPads

Imagination Technologies, empresa responsável por fazer os gráficos do iPhone, anunciou que está encerrando sua parceria de anos com a Apple. O motivo: a empresa da maçã está preparando uma GPU própria para utilizar em seus dispositivos móveis.

A decisão de parar de utilizar a GPU da Imaginarium possivelmente está ligada com a política da empresa de ter total controle da produção de seus aparelhos. Atualmente, os gráficos PowerVR desenvolvidos pela Imagination são um dos poucos componentes que não são feitos pela Apple no iPhone.

Segundo a Imagination, a Apple notificou a produtora de chips dizendo que não precisa de seus serviços pelos próximos dois anos e que não pagará royalties adicionais. Em um comunicado, a Imagination disse que vai entrar com uma ação legal contra a Apple devido a posição da companhia.

 

Ações da Imagination caíram após anúncio do fim da parceria com a Apple

- Continua após a publicidade -

 A Imagination também disse que, devido aos anos de parceria, seria difícil para a Apple criar um novo chip gráfico sem violar patentes já registradas. "A Imagination acredita que seria extremamente desafiador projetar uma nova arquitetura de GPU do zero sem infringir direitos de propriedade intelectual."

Por enquanto, a Apple não se pronunciou sobre a mudança e não deu detalhes sobre seu futuro chip gráfico para os iPhones e iPads.

Via: Engadget Fonte: Imagination
Tags
gpu
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.