SpaceX consegue recuperar foguete Falcon 9 de US$ 6 milhões após lançar satélite

A SpaceX obteve sucesso no lançamento e recuperação do foguete Falcon 9 após lançar um satélite para a empresa SES. Esta é a primeira vez que a empresa consegue reutilizar com 100% de sucesso um foguete.

O lançamento do foguete aconteceu ontem, próximo das 19h. Logo em seguida, a bem-sucedida aterrisagem no Oceano Atlantico já estava confirmada. A empresa do bilionário Elon Musk utiliza um sistema de propulsão reversa para salvar grande parte do foguete para poder reutilizá-lo.

O Falcon 9 utilizado para colocar o satélite da SES em órbita ontem já tinha alcançado as estrelas antes, quando foi usado para levar a cápsula Dragon para o espaço.

- Continua após a publicidade -

No Twitter, Elon Musk disse estar orgulhoso da equipe da SpaceX, e que o próximo passo é fazer os foguetes reutilizáveis estarem aptos para um novo voo em menos de 24 horas.

Além de ser um grande passo para a companhia, que economizou US$ 6 milhões recuperando seu foguete, a reutilização de equipamentos desse porte representa um grande passo para a indústria. Os componentes utilizados para a fabricação de um módulo espacial são caros, e poder recuperá-los após uma viagem espacial gera grandes cortes nos gastos.

Via: Engadget
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.