Memórias DDR5 já estão em desenvolvimento e prometem dobro da velocidade do DDR4

O grupo JEDEC, responsável pela padronização e desenvolvimento das principais tecnologias de memórias anunciou que a próxima geração da RAM DDR já está a caminho. A especificação DDR5 deve ser finalizada e publicada logo no próximo ano e a promessa é o dobro da velocidade oferecida pelo DDR4.

Além da performance, o DDR5 vai ter o dobro da densidade do DDR4, ou seja, armazenando duas vezes mais gigabytes em seus DIMMs do que a especificação atual. Tudo isso mantendo um consumo de energia mais eficiente, como é padrão em novas gerações.

Com o atual desenvolvimento de novas tecnologias de memória cada vez mais difundido, como as Optane da Intel ou o HBM2 já sendo usado pela AMD em sua geração Vega, analistas de mercado esperavam o fim do DDR, segundo a PC World. Mas o grupo JEDEC se mostra otimista com o uso de sua nova especificação, principalmente em servidores e, mais tarde, em smartphones, na sua forma "low-power", ou seja, LPDDR5.

Lembrando que a especificação será finalizada no ano que vem, mas isso não significa o lançamento de produtos. Memórias RAMs finalizadas, prontas para os consumidores, ainda terão que ser desenvolvidas pelas marcas usando a nova tecnologia, então ainda tem um bom tempo antes de chamar o DDR4 de "obsoleto".

Fonte: PC World
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.