Qualcomm estaria impedindo a Samsung de vender chips Exynos com acordo feito nos anos 90

Um relatório do órgão regulador Korea Fair Trade Commission divulgado recentemente revelou o motivo para a Samsung usar os processadores Exynos apenas em seus smartphones. De acordo com a KFTC, que regula a competição entre empresas na Coreia do Sul, a Qualcomm está impedindo a Samsung de vender seu chip móvel com um acordo firmado em 1993.

Segundo o relatório, a Qualcomm fechou um acordo há 25 anos em que fornecia algumas de suas patentes para a Samsung desenvolver seu próprio processador, mas a empresa poderia utilizar o chipset apenas em seus aparelhos. Com isso, a Samsung não competiria com a Qualcomm, que é dona da linha Snapdragon e fornece chips móveis para diversas fabricantes.

Segundo o Neowin, a Samsung tentou renegociar o acordo em 2013, mas não obteve sucesso. "A Samsung Eletronics está bloqueada de vender seus modernos chipsets para outras fabricantes por causa de um acordo de licença com a Qualcomm", diz a KFTC.

Atualmente, a Samsung é a maior vendedora de smartphones do mundo e, consequentemente, uma das maiores clientes da Qualcomm. A empresa sul-coreana ainda não falou sobre a repercussão do caso.

Em um comunicado enviado para diversos sites norte-americanos, a Qualcomm disse que as informações do órgão regulador são equivocadas.

- Continua após a publicidade -

"A Qualcomm nunca impediu a Samsung de vender chips para terceiros, e nada em nossos acordos impediu a Samsung de fazer isso. Qualquer declaração em contrário é falsa "

"A Qualcomm nunca impediu a Samsung de vender chips para terceiros, e nada em nossos acordos impediu a Samsung de fazer isso. Qualquer declaração em contrário é falsa "

As tretas entre a Qualcomm e KFTC já tem um histórico e somam altos valores em processos. Em dezembro, o órgão regulador multou a fabricante americana em US$ 854 milhões por competição injusta, a maior multa da história da Coreia do Sul em violações de mercado. Além do órgão sul-coreano, a Apple também já entrou com uma ação legal contra a Qualcomm por extorsão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Neowin
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.