Intel anuncia seu primeiro 3D Xpoint doméstico - um SSD Optane para cache

Como toda nova tecnologia, a 3D Xpoint que a Intel está desenvolvendo em parceria com a Micron, continua um tanto cara, o que a deixa restrita ao segmento empresarial até o momento. A fim de oferecer algum produto com a marca "Optane" para o público em geral, a Intel optou então por começar com um SSD para cache. As memórias com capacidades de 16GB ou 32GB prometem melhorar a performance de HDDs ou SSDs mais lentos em até 28% no uso geral do sistema.

Esse é o primeiro produto voltado para o consumidor mainstream a sair com a marca Optane, reservada para as memórias com a futura tecnologia 3D Xpoint, que tem uma performance impressionante quando comparada com o NAND atualmente usado nos SSDs. O Optane Cache SSD vem em módulos singulares com conexão M.2 e interface PCIe 3.0 x2, usando o protocolo NVMe, ou seja, tudo que tem de ponta em tecnologia de armazenamento para uso doméstico atualmente.

São prometidas velocidades de leitura de até 1200MB/s e gravação de até 280MB/s. Além dos 28% de incremento de performance no uso do sistema, a Intel alega também que suas novas memórias para cache conseguem melhorar em até 65% o tempo de carregamento dos jogos.

Os módulos vão chegar a partir do dia 24 de abril, pelos preços sugeridos de US$ 44 por 16GB e US$ 77 por 32GB. Mas o investimento pode não ser só esse, já que eles exigem a plataforma de sétima geração Kaby Lake da Intel com um chipset da série 200 para funcionar.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.