Foto de Dunga de olho roxo esconde malware que rouba senhas de banco

A proximidade da Copa do Mundo, que começa nesta sexta-feira, dia  11, e a popularidade da seleção brasileira, inspira cibercriminosos a desenvolverem links maliciosos e provocarem ataques virtuais.

Pesquisadores do McAfee Labs identificaram mais uma ameaça com a temÁtica. Trata-se de um spam com a imagem do técnico Dunga com hematomas, que traz um cavalo-de-Troia que permite o acesso de desconhecidos ao computador infectado.



Segundo os especialistas do McAfee Labs, o e-mail inclui uma imagem que simula um portal de noticias legítimo no Brasil. O texto é ilustrado com uma imagem de Dunga, que aparece com um hematoma no olho esquerdo, porque teria sido agredido por torcedores que queriam a convocação dos jogadores Neymar e Ganso para a Seleção Brasileira de Futebol. Ao lado da foto, um box convida o internauta a conferir as fotos do possível incidente.

O link de acesso para a suposta matéria com as imagens leva a uma pÁgina que, conforme a companhia de segurança, provavelmente estÁ hackeada e indica o domínio .GOV.MY , cuja origem é da MalÁsia.  

Nessa pÁgina, o internauta recebe o arquivo denominado agressao_dunga.exe, o qual teria as imagens da agressão.  No entanto, trata-se de um cavalo-de-Troia que rouba senhas bancÁrias, detectado pelo McAfee Labs como PWS-Banker.gen.ad.

Não é a primeira vez que criminosos virtuais aproveitam a Copa 2010 para cometer golpes online. Mensagens de spam que tentam convencer o usuÁrio a contribuir com uma quantia em dinheiro para receber uma recompensa, ou tentativas de roubo de dados pessoais jÁ vêm circulando desde o início do ano e exigem atenção redobrada de quem recebe e-mails relacionados ao evento mundial.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.