Netfllix abandona estrelas e adiciona sistema de "joinha" para cima e para baixo

A Netflix resolveu substituir seu sistema de avaliação de filmes por parte dos usuários, removendo completamente a possibilidade de dar notas entre 1 e 5 estrelas para o filme ou série que você assistiu. Ao invés disso, agora será adotado o sistema de "joinha" para cima ou para baixo, que já é bem conhecido dos usuários do YouTube.

O novo recurso foi testado durante 2016 com uma amostra de centenas de milhares de usuários. O resultado foi que o sistema de polegar para cima ou pra baixo resultou em 200% mais avaliações dos usuários do que o sistema de estrelas.

Junto disso, a Netflix vai começar a trazer um percentual dizendo o quanto determinada série ou filme se encaixa no gosto do usuário. Por exemplo, você pode ser 98% compatível com aquele documentário super intelectual mas ser apenas 55% compatível com um filme engraçadinho do Adam Sandler. Conteúdos que tiverem menos de 50% de compatibilidade com seu perfil não vão mostrar essa estatística.

Todas as avaliações de estrelas que os usuários forneceram até agora ainda serão usadas como metadados importantes para personalizar os perfis dos usuários e suas indicações. A Netflix já recebeu mais de 10 bilhões de sugestões de estrelas, e mais de 50% dos usuários já avaliaram mais de 50 títulos.

O motivo para a troca é que as estrelas não eram tão relevantes quanto outras coisas. Por exemplo, os usuários davam, em média, 5 estrelas para os documentários e 3 estrelas para filmes tolos de comédia. Mas ainda assim eles assistem muito mais filmes tolos de comédia do que os documentários.

Via: Engadget Fonte: Variety
Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.