Google Guetzli é o algoritmo que promete cortar o tamanho das imagens JPEG em 35% na web

O Google não mede esforços para diminuir o tamanho das coisas na internet e tornar tudo mais fácil de ser carregado, e a mais nova iniciativa da empresa, o algoritmo Guetzli, promete diminuir o tamanho dos arquivos JPEG em 35%, um grande avanço para tornar a web menos pesada.

O Guetzli é um algoritmo de código aberto, disponível no GitHub, e funciona de forma parecida com o Zopfli, outro conjunto de códigos do Google que diminui o tamanho de arquivos PNG sem a necessidade de criar um novo formato, como acontece com o padrão WebP.

A imagem acima mostra como a tecnologia funciona: à esquerda, temos uma imagem ampliada do olho de um gato e, em seguida, o trabalho feito pelo decodificador libjpeg e, na direita, os resultados obtidos pelo Guetzli. O algortimo do Google diminui o tamanho da imagem, mas busca manter a qualidade visual distribuindo melhor os borrões e a pixelização da comporessão.

Para obter essa diminuição de tamanho e manter a qualidade, o Guetzli trabalha na fase de quantização da compressão da imagem, onde a qualidade visual e o tamanho do arquivos são equilibrados. Basicamente, em relação a outros decodificadores como o libjpeg, o novo código do Google faz esse equilíbrio de forma mais otimizada, o que demanda mais tempo para a compactação acontecer, o que pode ser considerado um ponto negativo.

O Guetzli foi desenvolvido tendo como base o sistema psicovisual humano. Algumas das informações visuais presentes na imagem possuem as mesmas características e podem ser facilmente descartadas. No caso do algorítmo do Google, ele busca essa redundância em um nível aprofundado. Saiba mais sobre a pesquisa no Blog do Google.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Engadget
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.