Qualcomm anuncia mudança no nome dos seus processadores: Snapdragon agora é plataforma

A Qualcomm anunciou uma mudança importante na nomenclatura de seus produtos: a partir de agora, a marca Snapdragon não se refere mais a processadores móveis, mas sim a uma "plataforma". Com a mudança, apenas as linhas premium, que trazem chips mais potentes, serão chamados de Snapdragon, incluindo as séries 400, 600 e 800. Os processadores de entrada e com tecnologias mais simples, como a linha Snapdragon 200, serão chamados de Qualcomm Mobile.

De acordo com Don McGuire, vice-presidente de marketing da empresa, a mudança vai ajudar a diferenciar os modelos topo de linha, que trazem mais recursos, dos chips mais simples, que trazem apenas funções básicas.

O objetivo da Qualcomm é diferenciar os processadores comuns da empresa de outros chips que trazem diversas tecnologias extras. O termo processador leva a crer, normalmente, que o chip possui apenas uma CPU, GPU e componentes digitais básicos.

No caso das linhas 400, 600 e 800, além de trazer o básico, os SoCs possuem componentes como a tecnologia Quick Charge, uma rede de comunicação extra e mais controladores, o que tornam os chips mais do que um simples processador, e fazem dele uma plataforma, segundo a Qualcomm.

Além disso, a empresa está expandindo seu campo de atuação para além do mercado mobile. Com isso, chips topo de linha com tecnologias avançadas para carros autônomos, aparelhos de realidade virtual, drones e produtos de internet das coisas também devem receber o nome Snapdragon.

Em suma, a partir de agora, Snapdragon se torna referência para produtos com mais potência e tecnologias Qualcomm, enquanto o nome Qualcom Mobile representa o "arroz com feijão" dos processadores para smartphones.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.