AMD esclarece porque Ryzen 1700X e 1800X mostram temperatura 20ºC acima do valor real

A AMD explicou porque alguns relatórios mostrando "mau desempenho térmico" em processadores Ryzen começaram a aparecer. Segundo a empresa, não há mau desempenho térmico, e sim um "deslocamento" de temperatura.

A explicação é que: para manter a consistência dos fans, a AMD fez um deslocamento de 20ºC nos Ryzen 1700X e 1800X, fazendo com que eles informem que sua temperatura está 20ºC acima do que o sensor, chamadoT Control (tCTL), lê. Isso foi feito para que todos os modelos da plataforma AM4 tenham o mesmo tCTL máximo.

Análise AMD Ryzen 7 1800X
Análise AMD Ryzen 7 1700X

Essa configuração informa aos leitores térmicos que o processador está mais quente do que sua temperatura real. Assim, os fans trabalham com mais consistência para garantir um melhor resfriamento. Então, para saber a temperatura real de seu modelo 1700X ou 1800X, basta subtrair 20ºC da temperatura reportada. Para os modelos Ryzen 7 1700 isso não é necessário.

Overclocker faz delid no Ryzen 7 1700 e confirma que a AMD usa solda nos processadores Ryzen

- Continua após a publicidade -

Apesar de confundir os usuários com essa escolha, a AMD espera que softwares de monitoramento de temperatura passem a "entender" melhor esse ajuste do tCTL e mostrem a temperatura real do processador aos usuários automaticamente. Há possibilidade de que modelos futuros da AMD também utilizem uma configuração semelhante.

Via: Tweak Town
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.