Nintendo Switch é hackeado com a mesma vulnerabilidade do iOS 9.3

O que o iOS 9.3 e o Nintendo Switch tem em comum? De acordo com uma série de hackers, uma vulnerabilidade antiga do motor de renderização Webkit, que permitiu que ambos os sistemas fossem invadidos de forma bem parecida.

Nesta semana, o famoso desenvolvedor conhecido pelo criativo nome "qwertyoruiop" postou uma imagem do Nintendo Switch com seu nome e a palavra "Feito", indicando que conseguiu fazer o jailbreak do videogame da Nintendo, lançado no início de março.

De acordo com o hacker, a brecha que permitiu a abertura do sistema foi uma vulnerabilidade do Webkit utilizado para criar o navegador do videogame. A falha em questão, registrada como CVE-2016-4657, é a mesma que permitiu o jailbreak do iOS 9.3, sistema operacional da Apple usado nos iPhones e iPads.

Jailbreak do iOS 9.3 permitia roubo de dinheiro dos usuários

Além de "qwertyoruiop", o desenvolvedor LiveOverflow publicou uma prova de conceito e um vídeo explicando a vulnerabilidade no Switch, que foi a primeira abertura no videogame da Nintendo registrada até agora.

- Continua após a publicidade -

Ainda não está claro se a Nintendo sabia da vulnerabilidade, que vem no sistema do videogame de fábrica. Com a repercussão do caso, possivelmente os donos do console de US$ 299 vão receber um patch de atualização fechando o buraco no Webkit em breve.

Nintendo Switch: confira mais de 40 jogos confirmados até agora

Para quem espera que o Switch seja desbloqueado e rode jogos piratas, a descoberta de uma falha logo nas primeiras semanas do videogame no mercado pode ser uma faísca de esperança. Apesar disso, a galera do tapa-olho não pode esquecer que a Nintendo vai se esforçar para inibir este tipo de quebra de direitos autorais, como sempre faz.

Via: Venture Beat
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.