Ferramenta de prevenção de suicídio do Facebook e polícias brasileiras evitam morte em SC

Uma ação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros e da nova ferramenta de prevenção de suicídios do Facebook evitou uma morte no meio-oeste de Santa Catarina. Um homem de 40 anos, não identificado pela divulgação da Polícia Civil, na madrugada da quarta-feira (08/03), realizava a transmissão de sua tentativa de suicídio através da rede social. A empresa identificou a tentativa de enforcamento e entrou em contato com as autoridades policiais americanas, repassando os dados do usuário, identificado como cidadão brasileiro e morador do estado de Santa Catarina.

As autoridades americanas alertaram a Diretoria de Informação e Inteligência (DINI), órgão que faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que acionou a Agência Central de Inteligência da Polícia Militar (ACI) repassando informações sobre o usuário e seu endereço. Policiais Civis, Militares e Bombeiros da região se deslocaram para a residência e confirmaram a situação. Entre a primeira postagem e a ação das autoridades brasileiras transcorreu um período de 2 horas. O dono do perfil foi encontrado ainda com vida e foi encaminhado para o hospital, onde foi medicado e passará por acompanhamento psicológico. De acordo com a polícia, a assistência social da prefeitura está acompanhando a vítima e seus familiares.

O Facebook utiliza um conjunto de ferramentas para buscar identificar potenciais suicidas. Os usuários podem reportar postagens e transmissões com comportamentos de risco, e um sistema de machine learning também identifica padrões buscando antecipar potenciais tentativas. A rede social também trabalha em conjunto com associações que atuam na prevenção de suicídio por todo o mundo.

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Polícia Civil SC
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.