Baidu pretende superar Google com IA que imita perfeitamente a voz humana

Se você conhece a Baidu apenas pela Toolbar e o Antivírus que se instalam quase sozinhos nos computadores, saiba que os novos projetos da empresa chinesa pretendem superar o Google.

Além de estar desenvolvendo um carro autônomo, a companhia apresentou recentemente uma pesquisa feita junto com o instituto de tecnologia MIT para fazer um sintetizador de voz com inteligência artificial que imita perfeitamente a voz humana.

O projeto se chama Deep Voice e, assim como o projeto WaveNet do Google, tem como objetivo transformar informações de texto em voz. Porém, diferente da tecnologia da concorrente, a Baidu promete que seu sistema será tão avançado que poderá expressar até mesmo emoções.

Para fazer isso, o sistema do Baidu utiliza machine learning e um sistema que transforma palavras em fonemas, unidade mínima da fala, que são unidos por uma rede neural. Exemplificando, o Deep Voice entende o texto "hello" como "(silêncio HH), (HH, EH), (EH, L), (L, OW), (OW, silêncio)".

De acordo com o Engadget, o WaveNet do Google também possui capacidade para alcançar a voz humana, porém, exige muito processamento para isso, o que acaba o tornando inviável para uso em assistentes de voz de smartphones, por exemplo.

- Continua após a publicidade -

Assim como o Google, o Baidu ainda não apresentou uma solução para processar as palavras em tempo real. Segundo a empresa, para chegar a um nível humano, um computador teria que processar as palavras em, no mínimo, 20 microssegundos, o que ainda não é possível.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.