Índice do Artigo

Variedades

Cientistas conseguem guardar 215 PETAbytes num grama de DNA e acessar os dados sem erro

O armazenamento de dados digitais no DNA não é uma pesquisa inédita, mas cientistas da Universidade de Columbia foram muito além do que estava sendo feito até hoje e conseguiram efetivamente guardar 215 petabytes de dados em apenas um grama do material genético. 215 mil terabytes, incluindo vídeos e até um sistema operacional inteiro, dados que eles conseguiram acessar e recuperar depois sem erros.

O feito é impressionante especialmente porque foi armazenado 1,6 bit em cada nucleotídeo, um número bastante próximo do potencial teórico de 1,8 bit para cada nucleotídeo. Além da quantidade absurda que pode ser guardada em segurança em cada grama de DNA, o investimento em biotecnologia para o futuro do armazenamento tem outra vantagem do material genético poder ser conservado, teoricamente, por milhares de anos, com o seu conteúdo ainda “legível” depois.

A tecnologia, no entanto, está ainda muito longe de se tornar algo mainstream. Enquanto os SSDs estão agora entrando num patamar de valores mais acessível, usar essa técnica custa milhares de dólares para apenas guardar alguns megabytes e acessá-los depois.

 

Fonte: Neowin

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções