Google lança o Perspective, programa que usa Machine Learning para eliminar comentários abusivos

O Google e a Jigsaw, duas empresas pertencentes a Alphabet, lançaram nesta semana o Perspective, um programa que pretende diminuir a atuação de trolls e comentários abusivos na internet usando Machine Learning.

O software está sendo testado por veículos de mídica como New York Times, The Guardian e The Economist, e utiliza as denúncias de comentários considerados abusivos pelos usuários para "aprender" a eliminar trolls automaticamente.

Google Play Music ganha interface com Machine Learning

O aprendizado automático é feito por um algoritmo chamado TensorFlow, responsável por identificar os comentários abusivos com base nos reports dos usuários.

Segundo Jared Cohen, presidente da Jigsaw, o Perspective visa otimizar o tempo de moderação dos comentários, já que o trabalho que demandaria uma equipe pode ser feito apenas com o TensorFlow.

- Continua após a publicidade -

"Os veículos de comunicação querem encorajar o engajamento e a discussão em torno de seu conteúdo, mas identificar em meio a milhares de comentários aqueles que são ofensivos ou abusivos requer muito dinheiro, trabalho e tempo"

Além disso, o objetivo do projeto também é incentivar que os sites não desativem os comentários e gerem discussões entre usuários, tornando a internet um lugar mais amigável. "Muitos sites bloquearam a função de uma vez por todas. Mas eles nos dizem que essa não é a solução que eles querem. Achamos que a tecnologia pode ajudar", comentou Cohen para a Reuters.

Via: Reuters
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.