Smartphones são culpados por seguros de carro custarem mais caro

Existe uma relação direta entre o aumento de uso de smartphones ao volante, o aumento de incidentes fatais de trânsito e o aumento dos seguros nos EUA. Isso é o que concluiu uma pesquisa conduzida pela State Farm Mutual Automobile Insurance Co. em 2015.

Dentre as pessoas entrevistadas, 36% admitiram usar os smartphones enquanto dirigem e 29% disseram que acessam a internet atrás do volante. Isso é ainda mais grave no caso das pessoas entre 18 e 29 anos. 64% dos jovens dessa faixa etária responderam que mandam mensagens enquanto dirigem e 54% disseram usar a internet na direção.

O que é e os principais recursos do Apple CarPlay

Como aponta o The Wall Street Journal, o número de incidentes de trânsito fatais cresceu 7,2% em 2015, de acordo com a entidade National Highway Traffic Safety Administration. Já a organização sem fins lucrativos National Safety Council sugeriu que essa estatística aumentou em mais 6% em 2016.

O que é Android Auto

Outro detalhe importante é que as estatísticas dos incidentes causados por motoristas que dirigiam usando smartphones muito provavelmente são menores do que a realidade. Afinal, geralmente os acidentados não admitem terem utilizado o dispositivo ao volante ou simplesmente não há como provar isso.

- Continua após a publicidade -

Seguros seguem aumentando como resultado


Informações do Insurance Information Institute indicam que os custos de seguros de automóveis cresceram em todos os anos desde 2009. A reportagem do The Wall Street Journal ainda conclui que essa tendência deve continuar, mesmo com os carros dos EUA ganhando mais e mais tecnologias de segurança.

O resultado dessa bagunça toda? Tanto a quantidade de usuários ativos de smartphones ao volante, de acidentes de trânsito fatais e os preços dos seguros estão subindo juntos.

Situação não é diferente no Brasil


No Brasil, o panorama não é nem um pouco diferente. Em 2014, um terço de todos os acidentes de trânsito do país foram causados por pessoas que estavam usando o celular. Vale lembrar que, assim como nos EUA, essa estimativa é bastante conservadora.

Segundo informações do seguro Dpvat, acontecem 1,3 milhões de acidentes ao ano relacionados ao uso de celulares em automóveis. 80% dos motoristas do país admitiram usar o smartphone ou alguma tecnologia que gere distração enquanto dirige.

Via: The Wall Street Journal, Android Authority
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.