Bill Gates acredita que máquinas que substituem humanos precisam pagar impostos

O fundador da Microsoft e atual filantropo em tempo integral, Bill Gates, afirmou em entrevista recente que ele acredita que é necessário recolher impostos de máquinas que substituem o trabalho humano para se manter uma economia sustentável. 

"Neste momento, o trabalhador humano que gera, digamos, US$ 50.000 de valor de trabalho numa fábrica, essa renda é taxada e você tem o imposto de renda. Taxa de seguro social, essas coisas. Se um robô faz a mesma coisa, você imaginaria que nós taxaríamos o robô num nível similar."

Gates argumenta que substituir o trabalho humano por algumas máquinas não é um problema em si. Ele acredita que os robôs podem realizar os trabalhos básicos liberando mão-de-obra pras áreas em que a interação humana seria indispensável, como no cuidado de idosos, de crianças com necessidades especiais ou reduzindo o tamanho das salas de aula, por exemplo. Mas para que isso seja possível, seria necessário manter o recolhimento de impostos dos níveis mais básicos, sendo cobrados pela posse das máquinas em questão.

"As pessoas deviam estar resolvendo isso. É muito mau que as pessoas em geral têm mais medo do que a inovação vai fazer do que elas têm entusiasmo. Isso significa que elas não vão modelar isso para as coisas positivas que ela pode fazer."

Fonte: ReCode
Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.