Google Notícias no Brasil ganha recursos para combater notícias falsas

A Google expandiu o recurso de checagem de fatos em notícias para 3 países da América LatinaBrasil, Argentina e México – como um novo passo na tentativa da companhia de evitar a proliferação de publicações falsas.

O recurso atua através do Google Notícias e adiciona uma tag "fact check" ao lado do nome do site – como mostra a imagem em destaque acima da notícia, ao lado do post da Agência Lupa (Blogue). Ela indica notícias que tiveram seus fatos checados e, portanto, fornecem informações mais confiáveis e precisas.

O recurso anteriormente já estava disponível nos EUA, França e Alemanha. Ele aparece tanto na seção "notícias" da pesquisa Google quanto nos aplicativos Google Notícias e Previsão do Tempo para iOS e Android.

Para categorizar isso, a companhia se baseia em 121 organizações especializadas em checagem de fatos e que atuam ao redor de todo o mundo.

O tema tem ganhado muita atenção nos últimos com a eleição de Donald Trump nos EUA e a saída da Inglaterra da União Europeia. Ambos os eventos foram decididos por votações, e muitas pessoas defendem que o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais podem ter influenciado os resultados.

Via: Tech Crunch Fonte: Google Blog
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.