Intel investirá US$ 7 bilhões em fábrica para chips de 7nm nos próximos 4 anos

A Intel anunciou que pretende concluir seu complexo industrial para a fabricação de chips em 7nm nos próximos três ou quatro anos. A chamada Fab 42, localizada no Arizona, nos Estados Unidos, receberá um investimento de US$ 7 bilhões nos próximos anos.

O anunciou foi feito após executivos da empresa, incluindo o CEO Brian Krzanich, se reunirem com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A construção da fábrica de chips de 7 nanômetros interessa o governo do país por causa da geração de empregos: a Fab 42 vai criar 3 mil novas vagas na cidade de Chandler, segundo a Intel.

Thank you Brian Krzanich, CEO of @Intel. A great investment ($7 BILLION) in American INNOVATION and JOBS! #AmericaFirst🇺🇸 pic.twitter.com/76lAiSSQ1l

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 8 de fevereiro de 2017

A Fab 42 começou a ser construída em 2011 e tinha como primeiro objetivo ser uma fábrica para chips em 14 nm da Intel. A empresa prometeu concluir as obras em 2014 e as instalações até receberam a visita do ex-presidente Barack Obama.

No mesmo ano, a companhia cessou a construção e resolveu guardar o potencial do novo complexo industrial "para uma tecnologia futura não especificada", que agora já sabemos que se trata do novo formato de fabricação para chips.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a Intel está trabalhando com chips feitos em formato de 14 nm, após quebrar seu sistema tick-tock com o lançamento da linha Kaby Lake. Nos próximos anos, a companhia deve começar a vender processadores e outras tecnologias fabricadas em 10 nm, que já foram atrasados por dificuldades da empresa em diminuir o tamanho do chip. 

Se a Intel seguir seu protocolo desta vez, teremos a chegada dos chips em 7 nm até 2021. Com a arquitetura de 7 nanômetros, podemos esperar chips ainda menores e com mais tecnologias, o que vai garantir um desempenho de energia melhor e mais performance para computadores. Se a Lei de Moore deixar, é claro.

Via: Engadget
Assuntos
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.