Índice do Artigo

Intel

Vazam specs do primeiro SSD 3D XPoint, o Intel Optane DC P4800X com 375GB

Um slide de especificações, provavelmente destinado para o segmento empresarial, vazou trazendo todas as informações possíveis sobre o Intel Optane DC P4800X, o primeiro SSD a ser comercializado com a nova tecnologia 3D Xpoint, trazendo velocidades impressionantes e a promessa de até 20 vezes mais durabilidade que o NAND.

Velocidades de gravação alcançam os 2.000 MB/s, segundo o slide, enquanto leitura chega em 2.400 MB/s. Note que é um “B” maiúsculo para bytes, e não o seu irmão menor geralmente usado para contar velocidade, o “b” para bits. A capacidade do produto em questão é de 375GB e, apesar de seu direcionamento para data centers, não seria surpresa se a Intel disponibilizasse uma versão para entusiastas domésticos com dinheiro. O preço, aliás, não foi revelado pelo slide.

Em relação à sua durabilidade, a Intel promete 30 Drive Writes Per Day (DWPD), o que significa que você poderia encher todo o Optane P4800X 30 vezes por dia durante o período de sua garantia sem estragar, resultando num total de 12 petabytes para este modelo. Para comparação, o Tom's Hardware ressalta que os melhores SSDs da atualidade oferecem até 10 DWPD.

O Intel Optane DC 4800X se conecta via PCIe 3.0 x4 e usa interface NVMe.

Fonte: Tom's Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções