MIT desenvolve smartwatch que detecta emoções pela tonalidade da voz

Os pesquisadores do MIT Tuka AlHanai e Mohammad Mahdi desenvolveram uma tecnologia que pode facilitar a comunicação entre pessoas: um smartwatch capaz de interpretar emoções humanas analisando a tonalidade da fala.

O chamado "mood-predicting wearable" (vestível que prevê humor) analisa blocos de cinco segundos da conversa e, com seu algoritmo, classifica a emoção da fala em positiva, neutra ou negativa. Segundo os pesquisadores, a inteligência artificial consegue acertar o humor da pessoa em 83% das vezes.

O vestível utilizado nos testes foi um Samsung Simband, smartwatch exclusivo para desenvolvedores equipado com sistema operacional Tizen, que permite acoplar mais sensores ao corpo do dispositivo.

Por enquanto, o projeto ainda está dando seus primeiros passos, mas a equipe de desenvolvimento pretende tornar o vestível mais potente no futuro. O objetivo é tornar o aparelho capaz de ser usado para auxiliar nas interações sociais de pessoas com distúrbio de ansiedade ou autismo.

Via: Engadget
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.