Intel começa a enviar módulos de memórias Optane para fabricantes de SSD

A Intel começou a enviar seus módulos de memória com tecnologia Optane para as fabricantes de SSD fazerem testes com o novo padrão. Feita em parceria com a Micron, as memórias Optane tem apresentam 10 vezes mais densidade que a DRAM e trazem compatibilidade com slots DDR4.

Os primeiros SSDs feitos com módulos Optane apareceram na CES 2017, que rolou em janeiro. Os dispositivos contavam com capacidades modestas de 16 e 32 GB, mas representam a entrada da nova tecnologia baseada em 3D XPoint ao mercado.

Saiba mais sobre as memórias 3D Xpoint, mil vezes mais rápidas que as Flash NAND

- Continua após a publicidade -

Como o Fudzilla ressalta, a Intel considera o Optane uma tecnologia revolucionária e que vai mudar o uso de memória no PC. Uma das promessas dos produtos baseados em 3D Xpoint é unir a memória volátil e o armazenamento, o que seria possível graças a velocidade dos módulos Optane.

Apesar dos testes com os módulos Optane  já terem começado, os produtos finais com a tecnologia só devem chegar em 2018. É importante ressaltar que, por enquanto, apenas as placas-mãe com chipset da série 200 e produtos da geração Kaby Lake serão compatíveis com o novo padrão de memória.

Em relação ao preço, o Fudzilla indica que os produtos terão cifras parecidas com os dispositivos de armazenamento SSD NAND. A Intel promete que os novos módulos possuem velocidades tão altas quanto memórias RAM e chegarão com preços próximos aos SSDs.

- Continua após a publicidade -

 

Via: Fudzilla
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.