Nariz VR: Empresa japonesa quer trazer odores para a Realidade Virtual

A empresa japonesa Vaqso apresentou nessa semana seu novo dispositivo, o Vaqso VR. Apesar do nome, a novidade não chega para competir com os headsets de realidade virtual atualmente disponíveis como o Oculus Rift e o HTC Vive, mas sim para trabalhar com eles, oferecendo uma experiência para o seu nariz. Isso porque o Vaqso VR quer trazer cheiros para o mundo da realidade virtual.

O Vaqso VR é uma barra magnética que pode ser acoplada em qualquer headset de realidade virtual. Ele já tem uma API própria para os desenvolvedores sincronizarem seus jogos, ativando o dispositivo na presença do cheiro pretendido. Atualmente o protótipo comporta até três tipos diferentes de "cartuchos de odor", mas a Vaqso quer chegar em números entre 5 e 10 cartuchos para o lançamento final do dispositivo. Ele vai contar com mini ventiladores embutidos de velocidade ajustável, que mandam mais cheiro pro nariz do jogador quando ele se aproxima do objeto em questão.

Essa não é a primeira vez que fazem um aparelho de "odor VR". A Ubisoft mostrou o "Nosulus Rift" para promover os poderes flatulentos que os jogadores encontrarão em South Park: A Fenda que Abunda Força. Mas, diferente do Nosulus, o Vaqso VR pretende ser levado a sério. 

Fonte: Venture Beat
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.