Índice do Artigo

Microsoft

Cientistas usam Lumia 1020 para criar um microscópio digital portátil

O Lumia 1020 foi um dos primeiros “cameraphones” a aparecerem no mercado, com um sensor que é impressionante até hoje, contando com 41MP e lentes Carl Zeiss. A qualidade da câmera resultou num forte incremento de preço para o Windows Phone, que acabou não sendo um grande sucesso de vendas. Mas seu destino pode acabar de ter se tornado mais nobre do que o esperado. Cientistas usaram o smartphone para criar um microscópio digital portátil para análise de DNA in loco.

Com suas capacidades rapidamente crescentes de criação de imagens e sensores, poder computacional e conectividade, dispositivos móveis têm ajudado a levar medidas biomédicas do laboratório para o campo.

O trecho acima vem do artigo que eles publicaram na Nature explicando seu feito. A importância desse avanço se deve, principalmente, à possibilidade de aumentar a complexidade dos diagnósticos que um médico pode fazer num determinado local, sem a necessidade de equipamento especializado em laboratório, por exemplo. O microscópio criado pela equipe, especificamente, foi imaginado para o diagnóstico molecular de sequenciamento de DNA, para localizar células cancerosas, por exemplo, mas abre horizontes para outras especialidades.

O impacto dessa abordagem vai além da patologia molecular. Outras aplicações importantes podem incluir, por exemplo, o diagnóstico de doenças infecciosas, onde a identidade do patógeno, bem como marcadores de resitência a antibióticos, podem ser potencialmente medidos usando a mesma plataforma móvel.

Fonte: Phone Arena

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções