Vice-presidente da Samsung pode ser preso por envolvimento em casos de suborno na Coreia do Sul

A procuradoria da Coreia do Sul anunciou um pedido de prisão ao vice-presidente da Samsung, Lee Jae-yong, por suspeitar que o executivo esteja envolvido no escândalo de corrupção recentemente descoberto no país. A acusação é que ele tenha se envolvido em casos de suborno que envolviam a a presidente afastada, Park Geun-hye, e o governo sul-coreano. 

O vice-presidente da Samsung teria pago 43 bilhões de wons (120 milhões de reais) em propina para a amiga íntima da presidente, líder de uma organização religiosa e principal personagem do escândalo no país. Outros três executivos da Samsung serão alvo de mandados de prisão.

Smartphone usado em teaser da Samsung sobre AMOLED seria suposto Galaxy S8

Além disso, a promotoria também está investigando se a Samsung teria alguma relação entre os subornos e a fusão das empresas Samsung C&T e Cheil Industries. A companhia declarou em nota que não aceita acusações de suborno. 

Segundo o depoimento de Lee Jae-Yong, a presidente afastada teria pressionado a Samsung para que a empresa doasse dinheiro às fundações envolvidas nos casos de corrupção. Mas os investigadores acreditam que os "executivos maiores" do grupo Samsung teriam uma relação muito pessoal com a família da presidente afastada e com a família de Choi Soon-sil, amiga íntima da presidente que "gerenciava" o suborno.

Samsung não vai desistir: empresa quer lançar Note 8 em 2017 com display 4K para VR

- Continua após a publicidade -

A promotoria da Coreia do Sul ainda não investigou outros conglomerados e empresas do país.

Via: The Verge
Assuntos
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Mariela é jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina e gosta de jogos de luta e MOBAs. Foi estagiária do Adrenaline e Mundo Conectado e atualmente é redatora freelancer em ambos os sites.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.