Ford e Toyota firmam consórcio SmartDeviceLink para padronizar aplicativos em veículos

Duas gigantes da indústria automobilística, a Ford e a Toyota firmaram uma parceria para acelerar a padronização de aplicativos disponibilizados em veículos. O anúncio foi feito na CES 2017, o maior evento de tecnologia do mundo. 

Site oficial da Ford

Site oficial da Toyota

Da parceria vai surgir a SmartDeviceLink Consortium, uma organização sem fins lucrativos que vai gerenciar uma plataforma de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos de smartphones para carros. "O objetivo é incentivar a padronização na indústria e viabilizar mais opções de conectividade e controle para os consumidores".

Site oficial SmartDeviceLink

O consórcio tem como primeiros membros as montadoras MazdaGrupo PSAFuji Heavy Industries e Suzuki, além dos fornecedores ElektrobitLuxoft Xevo. As empresas HarmanPanasonic, Pioneer QNX também assinaram cartas de intenção para participar.

- Continua após a publicidade -


Experiências de conectividade

De acordo com informações fornecidas pela assessoria da Ford no Brasil, o SmartDeviceLink (SDL) vai permitir aos desenvolvedores integrar as funções dos aplicativos à tecnologia do veículo, incluindo a tela no painel, os controles do volante e o sistema de reconhecimento de voz.

A adoção de uma plataforma de código aberto vai criar um padrão comum para a integração dos aplicativos pelos fabricantes de automóveis e fornecedores. Assim, os desenvolvedores podem se concentrar em criar uma experiência de conectividade melhor para os clientes, capaz de ser usada por todos os fabricantes de automóveis participantes

As empresas e fornecedores participantes poderão criar funções para atender as necessidades específicas dos usuários, mantendo ao mesmo tempo o controle sobre a quantidade de dados do veículo a que o aplicativo tem acesso.

- Continua após a publicidade -

Ford anuncia AppLink 3.0

A tecnologia SmartDeviceLink é baseada no software AppLink, que a Ford apresentou para a comunidade de código aberto em 2013. Hoje, esse software está disponível em mais de 5 milhões de veículos no mundo. A Toyota planeja lançar um sistema de telemática usando o SDL por volta de 2018.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.