Aparecem primeiras imagens de placas-mãe para AMD Ryzen, soquete AM4, em modelos da MSI

A AMD anunciou que sua próxima geração de processadores, baseados na nova microarquitetura Zen, utilizará um novo soquete, o AM4, que irá unificar a linha de processadores de alto desempenho Ryzen e as APUs em um único padrão. Enquanto mais nada de informações surgem, possivelmente com embargos em ação segurando novidades, foram publicadas fotos de placas-mãe da MSI mostrando vários detalhes das mainboards com esse novo soquete.

As imagens mostram dois modelos da MSI: o placa-mãe de alta performance X370 XPower Gaming Titanium e a B350 TomahawkDe acordo com slides vazados, o B350 será o chipset intermediário desta geração da AMD, terá poder para overclock e suporte para PCIe 3.0, USB 3.1 de segunda geração, NVMe e SATA Express. Outras funcionalidades mais entusiastas serão exclusivas do modelo X370, que também teve detalhes vazados.

Entre as novidades visíveis nas placas estão a presença de uma conexão M.2 para SSDs e os quatro slots de memória DDR4. A XPower, por se tratar de um modelo topo de linha, possui também uma alimentação muito mais robusta para a CPU, com um conector 2x4 pinos com outro adicional de quatro pinos ao lado, algo que já vimos em modelos de placas-mãe para entusiastas, e outro (!?) de seis pinos na base, próximo do último conector PCIExpress, possivelmente relacionado a alimentação extra dos slots PCI-Express para placas de vídeo combinadas. Falando neles, há um total de três, sendo dois deles com estrutura reforçada e um bom espaço entre eles, facilitando para quem quer fazer uma combinação de placas. Assim como presente em outros modelos high-end, há botões de liga/desliga e alternância de BIOS na própria placa, além de um conector U.2, um recurso bastante raro e encontrado apenas em modelos de custo mais elevado.

Já a B350 é voltada ao segmento intermediário, usando uma conexão de energia para CPU tradicional de 2x4 pinos, além de trazer o antigo formato PCI para os donos de placas mais antigas.

- Continua após a publicidade -

A AMD ainda não divulgou quando serão anunciadas as placas AM4 para os futuros processadores Ryzen, porém os rumores indicam que isso deve ocorrer em fevereiro. A MSI não está sozinha: já vazaram no ano passado imagens de placas-mãe Gigabyte com os novos soquetes AM4.

Via: Ocaholic
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.