Governo britânico pede que fabricantes criem software para motorista não usar celular no trânsito

O Governo britânico está trabalhando em medidas que vão tornar o uso de smartphones ao volante mais difícil. Para isso, ministros do Reino Unido irão se reunir com fabricantes de dispositivos móveis e provedoras de serviços já no início de 2017 para discutir as medidas. Ao que tudo indica, um software de "direção segura" deverá ser incluído nativamente em todos os aparelhos novos.

Apple é pressionada por usuários para utilizar patente que bloqueia smartphone do motorista

Esse software teria função de desativar serviços de voz e de texto, mas com exceções para situações de emergência. Ao que parece, o software é um tanto confuso, já que não deixa claro se o usuário precisaria ativá-lo para utilizar. E, caso o serviço de segurança se ativasse sozinho, deverá haver uma opção que indique que o usuário do smartphone não e motorista, mas sim passageiro. Mais uma opção para burlar a função.

Comando "OK Google" enfim começa a funcionar no Android Auto

Caso o acordo para incluir o novo software em smarthpones seja reusado na reunião proposta pelos ministros do Reino Unido, pessoas do governo ligadas à segurança no tráfego sugerem que as próprias fabricantes de carros incluam um serviço de direção segura no próprio veículo. Muitas pessoas do Reino Unido já se posicionaram contra a solução, e indicam que tal software é invasivo aos direitos pessoais e de privacidade. 

- Continua após a publicidade -

"DETRAN" dos EUA propõe tornar comunicação entre veículos (V2V) obrigatória

Lembrando que no Brasil a situação de imprudência no trânsito por causa de smartphones é parecida. A multa por utilizar celular enquanto dirige passou de "infração média" para "gravíssima", segundo o CBT. A Universidade de Utah, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa que apontou que "manusear o celular enquanto dirige aumenta em até 400% a possibilidade do condutor se envolver em algum acidente".

Mesmo sem estar ativado, Autopilot da Tesla fica "atento" para evitar acidentes

Via: Car Place
Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.