Mecanismo de buscas Hoaxy rastreia notícias falsas e como elas se espalham

O Instituto de Ciência da Rede da Universidade de Indiana lançou um mecanismo de busca chamado Hoaxy, que foi projetado para rastrear notícias falsas. Ele indexa posts de 132 sites conhecidos por produzir notícias falsas.

Basta digitar qualquer palavra na pesquisa, que ele vai buscar nessa base de dados alguma notícia falsa relacionada com o tema.

Isso permite também que se veja como esses posts se espalham através das redes sociais. Ao selecionar qualquer notícia, você pode visualizar a influência dela em duas tabelas diferentes.


Algumas das notícias falsas envolvendo o Brasil e a América do Sul, com temas como Zika Vírus e Impechment

Uma delas mostra a popularidade ao longo do tempo, enquanto a outra mostra o seu caminho para se espalhar no Twitter. Além disso, dá para ver a quantidade de Tweets sobre cada post e de compartilhamentos no Facebook.


Mapa mostra como se espalhou boato de que Zika Vírus seria uma mentira dos médicos

- Continua após a publicidade -

Para finalizar, o site ainda cobre a quantidade de notícias corrigindo as falsas foram publicadas. E a conclusão é que elas nunca são tão virais quanto as notícias falsas.

Via: Cnet
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.