Índice do Artigo

Hardware

Ryzen bate Intel Extreme Edition (Core i7-6900K) em testes de performance

AMD fez a apresentação oficial de seus processadores baseados na microarquitetura Zen, as CPUs Ryzen, e durante a demostração foi feito um teste bastante interessante: um processador Ryzen enfrentou um Intel Core i7-6900K em um teste de renderização no Blender, software de código aberto usado na modelagem 3D e que faz uso intenso de múltiplos núcleos do processador. A escolha não é acidental: ambos os modelos são equipados com oito núcleos físicos e 16 lógicos (8 cores/16 threads), tornando essa disputa mais justa.

Apesar de não otimizado ainda com as novas tecnologias Ryzen, e com clock fixo nos 3.4GHz, o processador da AMD foi capaz de realizar o teste em praticamente o mesmo tempo que o Intel Core i7 Extreme Edition, que possuía todas as tecnologias, inclusive de ativar o turbo em sua frequência e subir para 3.7GHz em ação. Tudo isso foi feito consumindo menos energia, sendo que a CPU Ryzen possui TDP de 95W e o modelo Intel se situa nos 140W. O Core i7-6900K é encontrado no mercado brasileiro pelo preço em torno de 5 mil reais.

As tecnologias dos processadores Ryzen: clocks mais precisos, mais performance e capacidade de “predizer” o futuro

No teste seguinte, a transcodificação de um vídeo com o software Handbrake, outra aplicação com uso intenso de CPU, o Ryzen foi capaz de bater o modelo da Intel finalizando o processo em 54 segundos, versus os 59 segundos do Core i7-6900K. Novamente o teste foi feito sem a possibilidade da CPU Ryzen realizar o aumento de suas frequências, pois ainda não estava habilitada essa tecnologia.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções