IBM distribui acidentalmente pen drives infectados em evento de segurança

A IBM passou por uma situação bastante constrangedora nesta semana.

Durante uma conferência de segurança da Equipe de Resposta a Emergências relacionadas a Computadores da AustrÁlia (AusCERT), a companhia distribuiu às pessoas que visitaram seu estande um pen-drive infectado com vírus.


Após tomar conhecimento da situação, a IBM enviou e-mails aos participantes para pedir desculpas pelo inconveniente e pedir a devolução do dispositivo, além de trazer instruções para desinfecção.

A empresa de segurança Sophos analisou um dos dispositivos infectados e encontrou não apenas um, mas dois tipos de ameaças. Os malwares são do tipo AutoRun, ou seja, basta plugÁ-los na mÁquina para infectar o sistema caso o recurso de reprodução automÁtica de mídias removíveis esteja ativado.

No pen drive comprometido, a Sophos encontrou dois arquivos: um autorun.inf e um Setup.exe, infectados com ameaças identificadas pela companhia como W32/LibHack-A e W32/Agent-FWF. O primeiro é capaz de carregar arquivos .dat maliciosos no sistema, enquanto o segundo consegue espionar a digitação do usuÁrio.

De acordo com o The Register, problemas desse tipo ocorrem quando qualquer computador envolvido na transferência de arquivos para um dispositivo removível USB estÁ infectado com malware. Isso pode ter ocorrido tanto na própria IBM quanto nos seus fornecedores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
ibm
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.