"DETRAN" dos EUA propõe tornar comunicação entre veículos (V2V) obrigatória

O Departamento de Transportes dos EUA propôs que seja criada uma lei que obrigue as montadoras a implementarem um sistema de comunicação entre veículos (V2V - vehicle to vehicle) em todos os carros. A justificativa é que a tecnologia teria potencial para reduzir de maneira significativa o número de acidentes que acontece diariamente com automóveis.

Um sistema básico de comunicações entre veículos permite que um carro comunique ao outro informações como velocidade, localização, sinalizar quando ocorre uma frenagem e outros dados nessa linha. Isso permitira alertar os motoristas da presença de veículos em pontos cegos ou em curvas mais fechadas, por exemplo. A expectativa é que a presença de V2V em todos os carros da frota norte-americana poderia reduzir em até 80% os acidentes.

Se a proposta seguir adiante, as montadoras serão obrigadas a ter pelo menos metade de seus novos carros lançados nos dois anos seguintes à aprovação final da lei. Quatro anos depois o V2V seria obrigado a estar presente em 100% dos carros fabricados nos EUA. As montadoras, no entanto, não serão obrigadas a "retro-equipar" seus carros com a tecnologia, ou seja, veículos fabricados antes da aprovação final da lei não precisariam ser atualizados para ter a tecnologia pelas marcas.

A lei que os reguladores estão propondo também traz alguns detalhes técnicos, como o estabelecimento de um padrão de protocolos de comunicação para garantir que carros de todas as marcas "se entendam" e também um sistema de criptografia em 128-bit dos dados, para assegurar a privacidade dos motoristas enquanto os dados de seus carros são transmitidos.

O Departamento de Transportes também tem planos de publicar uma proposta para comunicação entre veículos e infraestrutura em breve.

Fonte: Automotive News
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.