Desbloqueio da RX 460 por firmware mostra ganho de desempenho de 12,5%

O usuário der8auer, autor no site overclocking.guide, fez uma publicação anunciando os resultados do desbloqueio de sua Radeon RX 460, da AMD. A placa teve 12.5% de ganho de desempenho com isso.

"O processo de desbloqueio da Radeon RX 460 envolve um simples update de firmware, que pode resultar em aumento de performance de 12,5%. A RX 460 é considerada como uma opção favorável em termos de preço/performance. Ela chega com 56 TMUs e 896 Stream Processors, já que conta com a arquitetura Polaris 11. Mas com o update, ela pode desbloquear 8 TMUs e 128 Steam Processors", publicou der8auer nos site.

Vale a pena gastar mais em uma placa de vídeo para segurar mais anos? Vamos viajar no tempo!

der8auer também postou um tutorial de como desbloquear a RX 460 e disponibilizou links de download dos arquivos necessários para update de BIOS:
ASUS RX 460 STRIX O4G Unlocked BIOS
Sapphire RX 460 Nitro 4G Unlocked BIOS

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a RX 460 é a única placa de vídeo de desktop com GPU baseada na arquitetura Polaris 11, e placa tem alguns núcleos desabilitados. Isso acontece muito na indústria de chips gráficos, como por exemplo com os modelos RX 480 e RX 470, no qual a RX 480 possui núcleos completos Polaris 10 enquanto a RX 470 possui o mesmo chip, mas parcialmente desabilitado.

Radeon Chill: a tecnologia que reduz consumo e aquecimento em tempo real nas placas AMD

É importante lembrar que flashar a BIOS por conta própria pode prejudicar a placa. O processo é feito por conta e risco do usuário. Isso porque os núcleos não ativados da GPU podem realmente não funcionar ao invés de serem apenas desligados pela fabricante da placa.

O ganho de desempenho com o firmware na RX 460 também pode indicar o potencial para outra placa Polaris 11, já que o desempenho total da GPU ainda não foi utilizado em um produto.

Via: Guru3D
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.