"Instinto Radeon": AMD apresenta sua visão do futuro da Computação

Em um evento com a imprensa na Califórina, Lisa Su, CEO da AMD, apresentou a visão de longo prazo da AMD para computação. Duas palavras são a chave para a empresa: computação imersiva e instintiva, com computadores capazes de utilizar inferências para melhorar seus processos e se tornarem mais eficientes.

"Há uma grande quantidade de dados sendo recolhida, mas nossos sistemas não conseguem lidar, não conseguimos usar essas informações de forma útil". Para superar esse desafio, a AMD está se preparando para o próximo passo da computação, passando a atual geração da computação em nuvem: a Era da Máquina Inteligente. "Estamos falando de dispositivos mais inteligentes capazes de usar de forma mais eficiente os dados". Todos os dias são gerados 2.5 quintilhões de bytes, em múltiplos formatos como imagens, texto, vídeo e áudio. O conceito é trazer a capacidade de tomar decisões de uma mente humana a um sistema que lida com hexabytes de dados, extraindo o máximo possível dessa quantidade absurda de dados que produzimos de forma constante. 

A chave para lidar com essa complexidade é a computação heterogênea, capaz de interligar processadores e chips gráficos, em uma plataforma aberta onde múltiplas empresas podem desenvolver em conjunto um ecossistema. Para auxiliar os desenvolvedores, foi criada uma nova biblioteca de recursos opensource voltados a aceleração de supercomputação e machine learning através de GPUs, a MIOpen, que será integrada ao Radeon Open Compute (ROCm).

"Radeon Instinct vai possibilitar um passo acelerado na evolução da inteligência das máquinas através de uma abordagem baseada em aceleração através de GPUs de alta performance e um software livre disponível no MIOpen e ROCm", afirma Su. Para possibilitar a nova plataforma, a AMD também fez o anúncio de um novo conjunto de hardwares voltados a computação inteligente, composto por três produtos iniciais, inclusive pela primeira placa baseada em microarquitetura Vega anunciada, a Radeon Instinct MI25.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.